O que fazer em Olhão-Algarve
Gastronomia
No Algarve, se há cidade onde vale a pena ir para comer peixe e marisco é em Olhão (da Restauração). E dizem-me que os turistas (e não só) vêm das outras cidades, de propósito, para aqui se refastelarem a comerem os melhores e mais frescos produtos da ria e do mar. Nesta cidade existe também uma forte tradição da indústria conserveira. Desde a primeira metade do século XX que isso a tornou bastante produtiva, ainda que a primeira fábrica de conservas tenha surgido já em 1881. Em 1919, já eram cerca de 80 as fábricas de conservas de peixe. Mas, na última metade do século XX começou a decair a indústria conserveira e a própria pesca. Há uma loja da Conserveira do Sul que ainda recorda esses tempos áureos e vende as conservas. E, no centro, as paredes das antigas fábricas estão com grafitis que retratam esses momentos. (saiba mais em : https://www.viajecomigo.com/2021/06/11/onde-comer-restaurantes-olhao-algarve/ ) Sugestões: *DOCA'S PIZZA , Avenida 5 de Outubro, 56, Olhão Italiana; Vegetariana Em frente ao mercado municipal de Olhão encontra-se este restaurante onde são sugeridas especialidades da cozinha italiana. *GUNTHERS - N2-6 Belmonte de cima, 246A, Olhão 8700-174 Portugal+351 912 447 051 Mediterrâneo, Europeia, Internacional *ESTAMINÉ - Ilha Deserta (Ilha da Barreta), Ilha Deserta Regional; Tradicional portuguesa; Vegetariana Para chegar ao restaurante tem de ir de barco até à Ilha Deserta. *O HORTA - Avenida 5 de Outubro, 146, Olhão Regional; Tradicional portuguesa O restaurante O Horta, no centro de Olhão, é uma casa com ambiente familiar e informal, onde várias exposições de arte ajudam à decoração do espaço.
Saiba maisNatureza
As praias de Olhão, estão situadas em duas ilhas – Ilha da Culatra e Ilha da Armona. Ambas as ilhas estão inseridas no Parque Nacional da Ria Formosa, uma área protegida com um ecossistema único, onde pode encontrar pântanos, lagoas e dunas de areia. Estas ilhas com bancos de areia proporcionam algumas das praias mais tranquilas do Algarve e podem ser alcançadas por barco a partir de Olhão ou Faro. Cerca de mil pessoas vivem permanentemente na Ilha da Culatra, a maioria das quais ainda trabalha como pescadores. Existem alguns cafés e restaurantes na ilha, mas é recomendado levar comida e bebida se planeia ficar por um dia inteiro. A principal praia da ilha é a Praia da Culatra. Apoiada por dunas de areia suaves, a praia estende-se por vários quilómetros e possui águas excecionalmente limpas, tornando o local perfeito para a prática de mergulho. Se seguir para o lado Oeste da Ilha da Culatra, encontrará a Praia do Farol, que recebeu este nome devido ao farol que se encontra na praia. De Olhão, pode apanhar um barco para a Praia da Culatra, que leva cerca de 30 minutos ou diretamente para a Praia do Farol, que são cerca de 15 minutos. A viagem de barco em si é muito agradável, oferecendo uma grande oportunidade para avistar as inúmeras espécies que habitam a Ria Formosa. Há barcos ao longo do ano, mas são menos frequentes no inverno, portanto, certifique-se sempre de verificar os horários no cais de embarque, antes da sua partida. A Ilha da Armona tem uma população muito menor que a Ilha da Culatra, com cerca de 50 moradores permanentes. Os passageiros chegam ao porto da Armona, que é repleto de casas de férias e restaurantes. De lá, precisará de caminhar cerca de 15 minutos até chegar à Praia da Armona e à sua vasta extensão de areia. No extremo Este da Ilha da Armona, existe a Praia da Fuseta. Demora mais de uma hora a caminhar da Praia da Armona à Praia da Fuseta. A melhor maneira de chegar à Praia da Fuseta é apanhar o ferry da vila piscatória da Fuseta, que demora apenas 10 minutos. A praia estende-se por quilómetros e quilómetros, para que possa sempre encontrar um pouco de privacidade, mesmo no auge do verão. Há também um operador de desportos aquáticos na praia, onde pode alugar desde canoas até pranchas de stand up paddle e equipamentos de surf.
Saiba maisDiversão e Lazer
É fã de pesca ou gostaria de aprender esta modalidade? Este é o passeio ideal para si! Irá pescar peixes da região e sentir a adrenalina da pesca desportiva. Providenciamos isco e material de pesca. No final, poderá levar para casa e cozinhar para a sua família o peixe que pescou! Saiba mais aqui : https://www.passeios-ria-formosa.com/destinations/pesca-desportiva-olhao/
Saiba mais